Os alunos da turma TGEI 2023-2026 do curso de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos da Escola Profissional de Setúbal realizaram o projeto interdisciplinar Conectividade Sustentável: Tecnologia e Segurança para um Futuro Verde, integrando as componentes sociocultural, científica, tecnológica, cidadania e desenvolvimento (nos domínios da educação ambiental e o desenvolvimento tecnológico) e o Programa Eco-Escolas.
Este Projeto Interdisciplinar foi desenvolvido num outro projeto desenvolvido há anos na EPS, o projeto Horta Pedagógica. teve como principal objetivo instalar um sistema de videovigilância alimentado por painéis solares para monitorização de colmeias e da Horta Pedagógica. A solução implementada pretende identificar a presença da vespa asiática, uma ameaça crescente para as abelhas, essenciais à biodiversidade.
Os alunos demonstraram criatividade e compromisso com a sustentabilidade ao reutilizar estacas de madeira de uma vedação antiga como suporte para as câmaras e ao utilizar cabos de rede CAT6 que haviam sobrado de projetos anteriores. Todo o trabalho foi realizado com ferramentas manuais, evitando emissões de carbono desnecessárias. Para interligar o sistema, recorreu-se à tecnologia WiFi, poupando mais de 600 metros de cabos de rede e respetivos tubos de proteção, contribuindo para a redução do impacto ambiental.
O sucesso deste projeto reflete o potencial do curso de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, que alia a formação técnica à consciencialização ambiental, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com competências práticas e uma atitude sustentável.
Na EPS acreditamos que a educação vai além das salas de aula. Projetos como este destacam-se pelo impacto real na comunidade e pelo compromisso com um futuro mais verde.