O escritor e jornalista Vítor Hugo Mendes esteve numa sessão com os alunos na Escola Profissional de Setúbal (EPS), na quarta-feira, dia 26 de abril.
O encontro, sugerido pelo aluno Bráulio Lourenço, do 2.º ano de Comunicação, permitiu aos alunos de quatro turmas da Escola conhecerem e ouvirem o autor de forma presencial. As turmas TCMRPP 2022-2025, TCMRPP 2021-2024, TT 2022-2025 e TGPSI 2021-2024, encheram o Auditório Principal da Escola numa sessão muito animada.
O autor, natural de Angola e residente em Portugal, fez a apologia da leitura. Procurou motivar os alunos a abraçarem os livros, partilhando as suas histórias e os segredos que o prendem à literatura e à escrita.
De acordo com Vítor Hugo Mendes, para se iniciar na leitura, uma pessoa deve começar por conhecer-se a si própria, saber o que mais gosta de ler e depois estabelecer um compromisso consigo própria, para manter uma atividade regular com os livros.
As técnicas do escritor, nesse domínio, são duas: ler duas páginas ao acordar e quatro páginas ao deitar, no mínimo, e manter sempre este compromisso.
O jornalista, que atualmente é apresentador da RTP África, deixou muitos conselhos aos estudantes, doou alguns livros aos alunos e destacou algumas frases de motivação para a leitura, de destacar “Quem lê um livro nunca mais é a mesma pessoa”, foi uma das expressões mais repetidas por Vítor Hugo Mendes.
A sessão foi muito participada e teve alguns momentos de grande afeto e partilha, nomeadamente quando alguns alunos venceram o receio de falar em público e o próprio escritor se emocionou ao recordar a infância em Angola.